Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Angelologia


Introdução:

Neste século XXI temos visto tantos ensinos e preceitos contrários a palavra de Deus, vemos homens que deveriam esta adorando ao único e verdadeiro Deus tem se encurvado diante de tantas outras coisas que não é o Eterno.
Nesta presente era temos vistos cultos a imagens, cultos aos mortos, e até mesmo culto aos santos anjos ministradores de Deus, mais glorifico ao Senhor porque em meio a uma geração maldosa e perversa o Senhor tem separado joelhos que não se dobraram diante de ball e de ensinos profanos e adulterado que vão contra as verdades inspiradoras da palavra de Deus.
Quero deixar bem claro e enfatizar a atenção dos nossos queridos leitores e amantes da palavra de Deus que não tenho outro desejo que não seja de apresentar as verdades que estão na palavra do Senhor, não tenho compromisso de falar e aborda aquilo que li apraz mais sim em fala a verdade como ela é!

O que significa angelologia?

O significado da palavra anjo no grego é Ánggelos, vem de anjo, logia, vem de estudo, a palavra para anjo no hebraico é Mal'ak, o significado da palavra anjo significa mensageiro ou represente, então agora sabemos que a palavra angelologia significa estudo sobre os anjos.
Muitos podem esta se perguntando por que hoje em dia temos muitos estudos tratando de assuntos diversificados e bastante polêmicos. Simplesmente por aquilo que o apostolo João disse em 1 João Cap:2 Ver:18 que diz assim: Filhinhos, está é a ultima hora, e, conforme ouvistes, já muitos anticristos se têm, levantado, por onde conhecemos que é a ultima hora. João neste capitulo expressar claramente que muitos se levantariam nos últimos dias dizendo e achando que conhecem a verdade mais esta muito longe dela, criando e ensinando doutrinas de homens e de demônios. E nos como ministros de Deus e conhecedores da palavra não podemos ficar de braços cruzados pois o inimigo tem enganado a muitos nestes ultimas dias.

Qual foi o proposito que Deus criou os anjos?

Antes de nos falarmos qual foi o proposito de Deus em ter criado os anjos é importante dizermos que os anjos do Senhor são formados de material celestial, por que toda vez que nos lemos sobre a fundação do mundo em Gênesis Cap:1 Ver:11-12 que diz assim: E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem semente, e árvores frutíferas que, segundo as suas espécies, dêem fruto que tenha em si a sua semente, sobre a terra. E assim foi A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente segundo as suas espécies, e árvores que davam fruto que tinha em si a sua semente, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom.
Com isso vemos que o Senhor usou a terra que é a obra prima para fazer o derivado que é as árvores, os animais e tudo o que tem acima da terra, por que vemos claramente a bíblia falando que Deus quando fez as árvores e a relva da terra, o Senhor Deus falou com a terra, se Deus quando fez tudo o que habita na terra falou com a terra, quando o Senhor fez os anjos que artifício ele usou? Quando Deus formou os anjos o Senhor usou matéria espiritual, pois apropria palavra diz que os anjos são ministros espirituais de Deus. Neemias Cap:9 Ver: 6 que diz assim: Só tu és Senhor; tu fizeste o céu, o céu dos céus, e todo o seu exército, a terra e tudo quanto nela há, os mares e tudo quanto neles há, e tu os guardas com vida a todos; e o exército dos céus te adora. Então podemos entender que os anjos ministradores de Deus são seres espirituais e que eles não podem habitar nesta terra por que são espírito e não possuem corpos como nos seres humanos. Hebreus Cap:1 Ver:14 Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?
Vemos através dessas verdades bíblicas que os anjos não podem habitar na terra por serem espíritos, então qual foi o motivo que Deus criou os anjos? Para adorá-lo e servi-lo e faze tudo o quanto Deus determinar que eles façam.
No céu existe hierarquia, e você amado leitor pode esta se perguntando o que significa exatamente isso? Isso significa que cada anjo tem a sua função, cada anjo foi criado para fazer algo especifico no céu, uns foram chamados para adorar especificadamente a Deus, (não que os outros não adorem) que são chamados serafins Isaias: Cap:6 Ver:2, outro como mensageiro que a bíblia ate menciona o nome dele que é Gabriel Daniel Cap:9 Ver:21, outros foram chamados para guerreia que são os querubins Gênesis Cap:3 Ver:24, e outro foi criado para ser o comandante do exercito de Deus que é o arcanjo Miguel. Judas Cap:1 Ver:9
Mas todos estes anjos são comandados por um só Deus e um só Senhor que é Deus.

O anjo do Senhor

Esse tema é bastante polêmico entre o meio evangélico, pois muitos atribuem ao anjo do Senhor como um anjo comum como os demais, e tem alguns que dizem fielmente que o anjo do Senhor é o nosso amado e Senhor Jesus Cristo pela forma que ele se manifestava aos servos do Senhor no velho testamento.
Pois bem, primeiramente antes de abordar esse assunto se o anjo do Senhor é ou não Jesus, temos que saber as características de um anjo e as características de Deus, para podermos afirmamos que o anjo do Senhor é ou não Jesus.
Primeira coisa que temos que entender que o anjo não fala por si só, o anjo de Deus só fala e faz aquilo que o nosso Deus manda, como nos podemos ver em Gênesis cap: 19 fala que dois anjos entraram na cidade de Sodoma para livra Ló e sua família do juízo do Altíssimo e em Salmos Cap:91 Ver:11-12 "Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos. Eles te sustentarão nas suas mãos, para que não tropeces com o teu pé em pedra." Com essas duas afirmações bíblicas vemos claramente que os anjos só fazem aquilo que Deus determine que eles façam.
Uma coisa que podemos observa que todas as vezes que o anjo do Senhor aparecia ele fala como Deus e agia como Deus, como esta escrito em Gênesis Cap:22 Ver:11-12 "Mas o Anjo do Senhor lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! Ele disse: Eis me aqui. Então, disse: Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada, porquanto agora eu sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único." Se repararmos atentamente as falas do anjo do Senhor vemos claramente que ele diz: não me negastes o teu filho, o teu único, com isso vemos que este anjo é uma forma teofânica de Deus, o termo Teofania, vem do grego theophnaia, que por sua vez é uma palavra composta por dois vocábulos, também gregos: Théos, "Deus" e phanei, "aparecer". Isto é, teofania é o termo utilizado para descrever alguma manifestação visível de Deus. Por isso que em todas as suas aparições que fazia as pessoas do velho testamento ele usava o seguintes termos, Eu, Sou, Meu servo, eu ti enviei. E para finalizarmos este ponto do nosso estudo, vamos ver o que a bíblia nos diz em Josué Cap: 5 Ver:14 "Respondeu ele: Não; mas venho agora como príncipe do exército do Senhor. Então Josué, prostrando-se com o rosto em terra, o adorou e perguntou-lhe: Que diz meu Senhor ao seu servo?" Com isso podemos analisarmos claramente que o anjo do Senhor, não é exatamente um anjo, pois como veremos no último tópico, anjo não aceita adoração, com isso entendemos que o anjo do Senhor é uma teofania de Jesus, pois a própria bíblia nos diz que Jesus foi antes de todas as coisas, João cap:1 ver:1-14 e também em Juízes cap:13 ver:18 "Ao que o anjo do Senhor lhe respondeu: Por que perguntas pelo meu nome, visto que é maravilhoso? " E se Lermos Isaias cap:9 ver:6 "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz." Com essas afirmações bíblicas entendemos que o anjo do Senhor na realidade é Jesus Cristo, pois Cristo é o alfa e o ômega, princípio e fim.

Anjos recebem adoração?

Aprendemos até aqui que a uma grande diferença entre o anjo do Senhor para os demais anjos, que os anjos são seres espirituais e que foram criados com finalidade de servi e adora a Deus, e que eles foram formados por algo espiritual por isso que não podem habitar na terra, pois só habita na terra aquilo que é matéria.
Os anjos em toda a bíblia sagrada foram importantes e cruciais para cumpri os propósitos de Deus na terra, e tanto no velho e no novo testamento ajudaram os servos do Altíssimo em sua missão de anunciar e expandir o evangelho do Senhor e salvador Jesus Cristo.
Ajudou a Pedro sair da prisão. Atos dos Apóstolos Cap:12 Ver:1-11
Apareceu a Gideão no lagar quando estava malhando trigo. Juízes Cap:6 Ver:11-12
Apareceu a José esposo de Maria dando instruções do que deveria fazer para escapar das garras do rei Herodes. Mateus Cap:2 Ver:13
E tantos outros eventos ocorreram por intermédio dos anjos pela ordenança de Deus, mas sabe o que mais chama atenção de Gêneses a Apocalipse? Em outras palavras em toda bíblia nos não vemos em nenhum momento os anjos recebendo adoração. Vemos em todos os momentos os anjos executando as ordens de Deus mais em nenhum momento vemos anjos serem adorados, seja pelo povo de Israel, reis, sacerdotes, levitas e muito menos os profetas que viam constantemente os anjos do Altíssimo Deus. Vamos ver o que aconteceu com o Apostolo João quando ele tentou adorar ao anjo que falava com ele sobre os últimos acontecimento. Em Apocalipse Cap:22 Ver:8-9 diz assim: E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
E disse-me: Olha, não faças tal, porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
Depois de uma afirmação tão clara e de um testemunho tão verdadeiro que este anjo de Deus deu, creio que não seja necessário falar mais nada sobre este assunto.

Conclusões e Agradecimentos Finais:

Quero primeiramente agradecer a Deus por te dado inspiração para te terminado o estudo sobre angelologia e dizer que sou muito grato a Ele por tudo e que Ele é o centro desse blogger e que a minha intenção é que o nome Dele seja exaltado para todo o sempre amém.
Quero agradecer também a você meu querido e amado leitor que tem acompanhado esse estudo do começo até o final e dizer que aparte de hoje você pode-te certeza que sua vida espiritual vai mudar, pois a bíblia diz em João Cap: 8 Ver:32 E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Quero finalizar as minhas palavras dizendo como o anjo de Apocalipse, não adore a nenhuma criatura mais adore a Deus! Desde já desejo a todos a graça e a paz do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India