Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 31 de março de 2012

Paracletologia



Introdução:

Paracletologia é uma palavra formada por duas palavras gregas, paracletos (que significa. Ajudador, Consolador e Advogado) e Logia (que significa estudo ou doutrina), com essas duas palavras formamos o estudo sobre o Espírito Santo, um tema bastante polêmico e complexo, pois muitos pensam que o Espírito Santo, é uma força ativa que vem de Deus, que ele é um vento ou uma doutrina. Mais de fato quem é o Espírito Santo? Será uma força? Um vento? Ou uma pessoa? É exatamente isso que o estudo sobre o Espírito Santo vem-nos mostra o que verdadeiramente o Espírito de Deus é!

Quem é o Espírito Santo?

Antes de abordamos este tema tão recheado de dúvidas e de curiosidades de muitos, precisamos saber primeiramente qual é a função do Espírito Santo e o que verdadeiramente Ele é! Como foi dito na introdução um pouco mais acima, muitos pensão que o Espírito de Deus, é um vento, uma força, ou uma doutrina e outros que dizem que o Espírito Santo é uma pessoa. E por isso muitas pessoas não sabem em que acreditar.
A primeira vez que a bíblia menciona sobre o Espírito Santo é em Gênesis cap:1 ver:2 "A terra era sem forma e vazia, e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas" Aqui vemos a primeira atuação do Espírito Santo, na criação, isso nos mostra claramente que o Espírito Santo estava na criação do mundo juntamente com Deus.
Quando olhamos para as escrituras sagradas de Gênesis a Apocalipse, vemos momentos cruciais na história da humanidade graças ao agir e o poder maravilhoso do Espírito Santo de Deus. Pois todas as vezes que o Espírito Santo descia sobre a vida de uma pessoa, ele mudava totalmente o caráter e radicalmente a vida da mesma. Foi assim na vida de Gideão, como a palavra de Deus descreve em Juízes cap: 6 ver:34 "Então o Espírito do SENHOR revestiu a Gideão, o qual tocou a buzina, e os abiezritas se ajuntaram após ele." Se repararmos bem antes do Espírito Santo descer na vida de Gideão Israel viveu sete anos sendo escravos nas mãos do midianitas, esse mesmo Espírito mudou a vida de Davi em 1 Samuel cap: 16 ver:13 "Então Samuel tomou o chifre do azeite, e ungiu-o no meio de seus irmãos; e desde aquele dia em diante o Espírito do SENHOR se apoderou de Davi; então Samuel se levantou, e voltou a Ramá." Dês desse dia em diante Davi nunca mais foi o mesmo! E assim aconteceu com tantos outros homens de Deus que foram impactados pelo Espírito Santo, pela maneira de efetuar e da maneira que o Espírito Santo agia no velho testamento é que deixava muitas pessoas confusa, de quem realmente o Espírito Santo é, o Espírito não é um vento, ele vem como um vento, como nos diz em Atos cap:2 ver:2 "E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados." Se lermos os versículos subseqüentes vamos ver claramente, quem descia do céu como nos diz em atos, não era um vento, mais sim o Espírito Santo, como um vento veemente e impetuoso, se analisarmos esta palavra "como", vamos entender que quer dizer igual a um vento, mais isso não representa que ele é um vento, e o Espírito Santo também não é uma força, se lermos Atos cap:1 ver:8 "mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo." Vemos neste ver:8 de Atos Jesus dando as suas últimas ordens ao seus discípulos, que descerá o Espírito Santo e vos dará força, com isso vemos que o Espírito Santo não é uma força, ele que da a força, o Espírito de Deus também não é uma doutrina, pois a bíblia sagrada diz em João cap:14 ver:26 "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." Jesus disse que o Espírito Santo ensinará, e não que ele é uma doutrina, e que ele vai fazer muito mais que ensinar, mas também vai nos lembra das palavras que Jesus deixou, em outras palavras isso vem nos mostrar, que o Espírito Santo ele é que nos lembra do que nos lemos e meditamos na palavra de Deus.
Podemos aprender até aqui que o Espírito Santo, não é um vento, não é uma força e muito menos uma doutrina. Então na realidade quem o Espírito Santo é? O Espírito Santo, ele é Deus! Em sua totalidade, pois a própria bíblia nos diz que o Espírito Santo tem sentimentos. Romano cap:8 ver:26 "E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis." Que o Espírito de Deus toma decisões, Atos cap:16 ver:7 "E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito não lho permitiu." Para finalizamos a primeira parte do nosso estudo, vamos ver o que ocorreu com Ananias e Safira por te mentido ao Espírito santo, e a declaração do apostolo Pedro que o Espírito Santo é Deus! Atos cap:16 ver:3-12 Guardando-a não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.
E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram.
E, levantando-se os moços, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram.
E, passando um espaço quase de três horas, entrou também sua mulher, não sabendo o que havia acontecido.
E disse-lhe Pedro: Dize-me, vendestes por tanto aquela herdade? E ela disse: Sim, por tanto.
Então Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti.
E logo caiu aos seus pés, e expirou. E, entrando os moços, acharam-na morta, e a sepultaram junto de seu marido.
E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas." Com essas afirmações bíblicas podemos afirmar claramente que o Espírito Santo é Deus!

O Espírito Santo no Antigo Testamento

Como vimos no primeiro tópico do nosso estudo, quem é o Espírito Santo? Aprendemos que o Espírito Santo ele estava desde a fundação do mundo e como ele mudou a vida das pessoas que tiveram um encontro genuíno com ele, e aprendemos também o mais importante que o Espírito Santo, não é um vento, não é uma força e muito menos uma doutrina, mas que ele é Deus! Neste assunto o Espírito Santo no antigo testamento, vamos entender como era a suas manifestações e como ele agia.
A bíblia nos relata em Gênesis cap:6 ver:3 "Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos." Quando Deus diz isso, ele estava referindo-se em tirar o Espírito da terra, e dês deste dia em diante se observarmos depois de cento e vintes anos em vez do homem se voltar para Deus, fizeram completamente ao contrário, cada dia que passava os homens se afastava de Deus, e davam e se davam em casamento e os filhos de Deus, começaram a coabitar com as filhas dos homens, e com isso nasceu uma geração totalmente perversa e sem escrúpulos, e por causa da maldade do ser humano, ter o Espírito Santo se tornou privilégios de alguns, ter o Espírito Santo era somente para uma classe, era apenas para um grupo de pessoas. Essas são a seguintes classes, reis, profetas, juízes e levitas. Por causa do pecado Deus determinou que o Espírito Santo só desceria nessa classe de pessoas e que mesmo assim seria de uma maneira limitada e especifica. O Espírito Santo se apoderou do rei Saul, como nos descreve em 1 Samuel cap:1 ver: 6 "Então o Espírito de Deus se apoderou de Saul, ouvindo estas palavras; e acendeu-se em grande maneira a sua ira." Por causa da manifestação do Espírito de Deus na vida de Saul, Israel ganho a batalha contra os Amonitas, O Espírito Santo também foi na vida do profeta Ezequiel no cap:37, graças ao maravilho poder do Espírito de Deus através do profeta Deus realizou a restauração de Israel. Por causa do poder do Espírito Santo, Sansão foi um dos maiores Juízes que já ouve em Israel, como a bíblia nos descreve em Juízes cap: 14 ver:6 "Então o Espírito do Senhor se apossou dele, de modo que ele, sem ter coisa alguma na mão, despedaçou o leão como se fosse um cabrito. E não disse nem a seu pai nem a sua mãe o que tinha feito." Neste evento que esta descrito em Juízes, foi a primeira vez que o Espírito Santo se apodera de Sansão, vemos que Sansão despedaçou o leão como se fosse um cabrito, se observamos este acontecimento, chegaremos a seguinte conclusão, que nenhum homem comum tem poder de matar um leão, mas o Espírito do Senhor era sobre Sansão como nos descrever no livro de Juízes. E o Espírito do Senhor fez coisas grandiosas também na vida de um levita chamado Asafe. 2 Crônicas cap:5 ver:13-14 "E aconteceu que, quando eles uniformemente tocavam as trombetas, e cantavam, para fazerem ouvir uma só voz, bendizendo e louvando ao SENHOR; e levantando eles a voz com trombetas, címbalos, e outros instrumentos musicais, e louvando ao SENHOR, dizendo: Porque ele é bom, porque a sua benignidade dura para sempre, então a casa se encheu de uma nuvem, a saber, a casa do SENHOR;
E os sacerdotes não podiam permanecer em pé, para ministrar, por causa da nuvem; porque a glória do SENHOR encheu a casa de Deus." Em 2 Crônicas cap:5 O Espírito Santo através da vida do regente Asafe juntamente com o seu coral, manifestou a sua glória de tal maneira na inauguração do templo que Salomão tinha feito para Deus, que derrubou todos os Sacerdotes de maneira que não conseguiam ministrar por causa da glória do Senhor que encheu toda a casa.
Podemos entender até aqui, que o Espírito Santo no antigo testamento ele agia de uma maneira ímpar e categórica, e vemos que se não fosse sua manifestação e poder, para intervir nos eventos que acontecia com o seu povo, Israel varias vezes teria perecido. E que o Espírito Santo só descia em certos grupos de pessoas de maneira objetiva e bem especifica.

Efusão do Espírito

Aprendemos no assunto anterior "O Espírito Santo no antigo testamento" O motivo que levou Deus tirar o Espírito Santo do homem, e o por que o Espírito Santo só descia em um certo determinado grupo de pessoas, e como o Espírito mudava a vida das pessoas que eram tocado por ele.
Antes de abordarmos o nosso próximo tema "Efusão do Espírito" é importante observamos que o Espírito Santo no antigo testamento, o seu manifestar era de uma forma incompleta e única, "incompleta" por que na antiga aliança não víamos a expressão "e foram cheio do Espírito" e única por que ninguém conseguia fazer alguma coisa sem o Espírito Santo. Antes de acontecer o que estava descrito em Joel cap:2 ver:28 a "Efusão do Espírito" Ninguém conhecia o Espírito Santo como nos conhecemos hoje na nova aliança. Pois o próprio Jesus disse em uns de seus ensinamentos que se encontra em João cap:14, que ele iria para o Pai "Deus" mas não nos deixaria órfão, mas enviaria o Consolador, que o mundo ainda não o conhecia.
Jesus nos deixa bem claro que o Espírito Santo ainda não era conhecido pelo mundo, mas que depois que ele morre-se na cruz o Espírito da verdade se manifestaria a Eles, cumprindo as palavras que esta em Joel cap:2 ver:28.
Quando a bíblia sagrada nos diz sobre "Efusão do Espírito", ela está referindo o Espírito Santo sem medida na vida do homem, Deus está dizendo pela boca do profeta Joel, que o Espírito Santo não seria mais privilégio de alguns, e muito menos que seria dado por proporções como foi na vida de Moisés quando o Senhor teve que tirar parte do poder do Espírito Santo que estava sobre a vida do mesmo, para encher uma congregação "Números cap:11 ver:24-25", como foi no velho testamento, mas que ele derramaria sobre toda a carne, sobre os servos e a servas a virtude do Espírito Santo. Joel nos fala de um fato importante e marcante que aconteceria nos últimos dias, e este derramamento mudaria a vida de todo o povo de Deus, com sinais, prodígios e maravilha. Para finalizarmos esta parte do nosso estudo entendemos que efusão do Espírito, significa derramamento do Espírito ou medida transbordante, que foi a promessa de Deus, através do profeta Joel, que foi se cumprir em Atos dos apóstolos cap:2.

Batismo com Espírito Santo

Para entendermos o que é batismo com Espírito Santo, precisamos analisarmos os seguintes tópicos, o que é batismo com Espírito Santo? Como recebemos está graça? Quais são as evidências do batismo com Espírito Santo? O batismo com Espírito Santo ele é um revestimento de poder. O próprio Jesus em Lucas cap:24 ver:49 "E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder." Jesus aqui nos revela duas coisas cruciais para o batismo com Espírito Santo, o mistério todo esta no nome da cidade e a sua localidade, o significado do nome Jerusalém significa "Cidade perfeita ou Cidade daquele que é perfeito" e se procurarmos a localidade exata da cidade de Jerusalém, veremos que a localidade da cidade fica no centro de todos os povos, Jesus estava dizendo para o seus discípulos que eles deveriam esta no lugar de sua habitação e no centro da sua vontade, este é o único jeito de recebe a virtude do Espírito.
Jesus no final do seu ministério deixou bem claro que o batismo com Espírito Santo ele capacitaria os crentes da nova aliança em fazer obras maiores do que ele fez, e que eles seriam suas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra. Atos cap:1 ver:8
Para que uma pessoa receba a graça do Espírito Santo sobre sua vida, o passo essencial é aceitar Jesus Cristo como único e suficiente salvador, pelo contrário não poderá recebe a virtude do Espírito. Como nos descreve em Atos cap:19 ver:4 "Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo." Se notarmos a seguintes palavras de Paulo "Certamente João batizou com o batismo do arrependimento" e se analisarmos o que está escrito em Marcos cap:1 ver:8 "Eu vos batizei com água; ele, porém, vos batizará no Espírito Santo." Com isso vemos quem batiza com Espírito Santo é Jesus, e para sermos batizados com Espírito Santo por Jesus precisamos reconhecer o Senhorio de Cristo sobre nossas vidas.
A bíblia sagrada em Atos cap:2, quando o Espírito Santo desce e enche toda a casa, a palavra do Senhor nos relata que foram visto por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles, e depois deste evento, ouve um acontecimento, que foi algo de imediato, e diz a bíblia que todos foram cheios do Espírito Santo. Se lermos a palavra de Deus, encontraremos vários acontecimentos que os discípulos intercediam para que pessoas fossem batizadas com Espírito Santo, e automaticamente quando estas pessoas eram batizadas falavam em línguas estranhas, como Atos cap:10 ver:44-46 "Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo;
porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus." E em Atos cap:19 ver:6 "E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam." Vemos que todas as vezes que uma pessoa recebia a virtude do Espírito Santo a evidência é fala em línguas estranhas, a bíblia expressa claramente, que todos quantos receberam e recebe o Espírito Santo, a evidência do batismo é falar em línguas estranhas.

Blasfêmia contra o Espírito Santo

Este tema, é uns dos temas mais importante em toda bíblia sagrada e é uns dos menos comentados, muitos cristãos tem vivido dentro de nossas igrejas, e não sabe o que é blasfêmia contra o Espírito Santo, e os poucos que sabe, só tem consciência que este pecado, é o pecado imperdoável.
Os únicos que podem, mas não devem blasfemar, são os cristãos que um dia reconheceram o Senhorio de Cristo, e que já tiveram experiência com o Divino Espírito Santo.
O que leva uma pessoa, blasfemar contra o Espírito, é apostasia, o significado de apostasia, é "aquele que abandona ou que se revolta contra fé" daí vem a palavra "apostata" ou a frase empregada "ele se apostatou da fé" apostasia ela é algo pessoal e nasce dentro do coração do individuo. As características da apostasia, são, rebelião, dissensões, porfias, emulações, divisões e heresias.
Antes que as pessoas cometam o tal pecado imperdoável, eles são encaminhados para apostasia. Como vemos em 1 João cap:2 ver:19 "Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós." João expressa claramente neste versículo, que tais pessoas, saíram do nosso meio, professava a mesma fé, e acreditavam no mesmo ideias, e mesmo assim deixaram se levados pelo engano, como a palavra de Deus diz em 1 Timóteo cap:4 ver:1-2 "alguns apostatarão da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios,
pela hipocrisia de homens que falam mentiras e têm a sua própria consciência cauterizada,".
Até aqui entendemos que só os que conseguem blasfemar contra o Espírito Santo, mais não devem são pessoas que realmente tiveram um encontro genuíno com a verdade e tiveram um relacionamento com Espírito Santo, o próprio Jesus em Marcos cap:3 ver:28-30 "Em verdade vos digo: Todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, bem como todas as blasfêmias que proferirem;
mas aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca mais terá perdão, mas será réu de pecado eterno.
Porquanto eles diziam: Está possesso de um espírito imundo." Jesus no capítulo 3 do evangelho segundo Marcos, fala claramente que qualquer ofensa, atribuída aos homens, contra Deus e contra o filho, será perdoado, mas aquele que ofender o Espírito Santo, nunca lhe sera perdoado, nem neste século e nem no vindouro. Umas das perguntas que mais ocorre entre muitas pessoas, é, como isso ocorre? Como alguém pode blasfema contra o Espírito Santo? Como sei que não cometi tal pecado imperdoável? Blasfêmia contra o Espírito Santo, é, você atribuir ao diabo, uma coisa que foi o Espírito Santo quem fez, como os fariseus fizeram com Jesus, a bíblia diz em Mateus cap:12 ver:28 "Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, logo é chegado a vós o reino de Deus" Todas as pessoas que se perguntam, se cometerão o tal pecado imperdoável é por que não cometeu tal coisa, pois a bíblia nos diz em João cap:16 ver:8 "E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo:" Quem convence o homem do pecado é o Espírito Santo, com isso entendemos que pessoas que sentem o desejo de arrependimento é por que não blasfemaram contra o Espírito. Como podemos ver em Mateus cap:12 ver:28 Jesus expulsava demônios pelo Espírito Santo, e não pelo príncipe dos demônio. Por isso ele advertiu aos fariseus, e continua nos advertindo, em nossos dias que aquele que blasfemar será condenado ao inferno, e nunca obterá perdão nem neste século e nem no vindouro.

Conclusão e Agradecimentos Finais:

Quero externar os meus agradecimentos ao Senhor, e dizer que se não fosse por Ele, nada do que foi escrito poderia ter sido criado, e que estou muito feliz com nosso amado e Senhor Jesus Cristo, com mais um termino de mais um estudo, pois este tema é um assunto, bastante polêmico e recheado de dúvidas, e mesmo assim consegui, por infinita bondade e misericórdia do Eterno concluir, o assunto sobre Paracletologia.
Quero também deixar as minhas considerações finais, a você meu querido e amador leitor, que o Senhor possa abençoar a sua vida, e te fazer um gigante espiritual. E para finalizar, quero fazer minhas as palavras de Jesus, que se encontra em João cap:5 ver:39 "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim". Desde já fiquem com a paz do nosso Amado e Salvador Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India