Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Príncipio de tudo


Tópicos:

  • Antes de tudo
  • Quem veio primeiro os céus de glória ou a terra?
  • Quem era Lúcifer?
  • Por que Satanás se rebelou contra Deus?
  • Qual foi a única coisa que Deus colocou a mão para fazer?

Introdução:


Antes de começarmos a entrar no assunto precisamos entender as seguintes sugestões, primeiro quando começarmos a estudar os tópicos que estão acima sempre é de grande importância analisar os seguintes fatos: ter uma bíblia e sempre olhar as referências para ter um melhor entendimento do assunto que esta sendo tratado, com esses requisitos podemos ter uma leitura muito mais proveitosa.
Paulo dizia em uma de suas cartas a 2 Timóteo Cap: 3: Vers: 16-17 que "toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra", Paulo dizia isso por que ele sabia da importância que tinha em um homem e em uma mulher que sente o desejo de servi a Deus com toda sinceridade e em justiça que é muito importante conhecer as verdades inspiradoras que estão escritas na palavra de Deus e não somente conhecer mais também praticar toda boa obra através da vontade inspiradoras do Eterno.

Antes de tudo

Antes de querermos entender toda criação e tudo que nela há precisamos entender o que existia antes de tudo isso, antes de querermos entender quem foi formado primeiro os céus a onde Deus habita ou a terra, ou querermos entender quem era Lúcifer, ou por que Lúcifer se tornou Satanás, e por que ele se rebelou contra Deus e querermos entender qual foi à única coisa que Deus colocou a mão para fazer antes de tudo isso precisamos entender o que tinha antes de todas essas coisas.
Vamos começar esse assunto por um livro muito conhecido chamado Gênesis. Antes de entrarmos no assunto desse livro temos que olhar os seguintes fatos, Gênesis ele é o primeiro livro da bíblia não a ser escrito por que a bíblia ela não foi escrita em tempos cronológicos com datas e anos simplesmente por que ela não é um livro comum escrito por homens, mais contém uma revelação autenticada pelo Eterno Deus que vive e que reina para sempre! "oh glória". Por causa disso que Deus vela fielmente pela sua palavra e faz cumprir cada letra que se contem nela.
A palavra Gênesis significa "começo" em outras palavras significa começo de tudo.
Para temos uma melhor compreensão da criação do universo e tudo o que nele há vamos começar por Gênesis Cap: 1 Vers: 2 diz assim: "e a terra era sem forma e vazia , e havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Através do versículo citado de Gênesis vemos que antes do céu e a terra existir e que neles há, a terra era uma grande escuridão total, não existia condomínios, terra, céu e nem pessoas a não ser Deus, Gênesis a firma isso claramente que a terra era sem forma e não tinha nada nela a não ser um grande vazio, quando eu olho para esse trecho da bíblia eu começo a entender o que levou Deus a cria tudo o que hoje existi, nada mais do que carência, você pode esta se perguntando Deus é carente? Bom se Deus não fosse carente o que levaria Ele criar alguma coisa? Se Deus não fosse carente por que você acha que em toda bíblia Ele tentou chama a atenção do homem de varias formas? Se nos gostamos de carinho por que Deus não iria gostar? Deus Ele não é um objeto Deus é uma pessoa! Você sabia que o seu Criador é uma pessoa? Nos como seremos humanos sabemos muito bem o que leva uma pessoa, ter uma característica de se comparados como pessoas, primeiramente é ter uma mente pensante, e temos o nosso direito de escolha de ir e de vim, mais uma pessoa para ser considerada como pessoa ela não precisa simplesmente do atributo de pensar mais ela precisa ter "Sentimentos" como raiva, tristeza e alegria, isso são junções que leva uma pessoa ser considerado como uma pessoa e não como um objeto ou com um animal, se eu fala-se que para se uma pessoa temos que ter sentimentos, muitos de vocês leitores poderia pensar, um animal tem sentimentos mais porem ele não é considerado como pessoa, pois bem o seu Criador "Ele é uma pessoa" por que Ele tem todos esses atributos que eu citei ai acima do texto, o seu Deus Ele é um ser pensante porque Ele pensou para fazer o mundo, o seu Deus sentiu raiva, poderia citar vários textos bíblicos para provar isso mais porem vou citar só um, Êxodo Cap: 4 Vers: 14 "Então, se acendeu a ira do Senhor contra Moisés", o seu Deus sentiu tristeza João Cap: 11 Vers: 35 "Jesus chorou", seu Deus sentiu alegria Lucas Cap: 10 Vers: 21 "Naquela mesma hora se alegrou Jesus", com essas referências vemos claramente que Deus é uma pessoa. Em Gênesis podemos ver também que Deus não estava sozinho na criação do universo e que o Espírito Santo estava com Ele na criação se movendo sobre a face das águas, isso demostra que o Espírito Santo também é Deus, pois apropria bíblia diz que Deus Ele trabalha de eternidade a eternidade e que Ele nunca muda e nem sofre a variações Isaías Cap: 64 Vers: 4 "Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera".
Nesse primeiro tópico podemos aprender o que tinha antes de tudo e que Deus é uma pessoa e que Ele já existia antes da criação e que Ele é o Criador, Salmos verso: 90 de número:2 "Antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade, tu és Deus", esse versículo nos mostra claramente que Deus não é limitado a tempo e que sem Ele nada do que existe poderia ser criado e antes Dele não existe outro e nunca haverá. Isaías Cap: 43 Vers: 13 "Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; agindo eu, quem o impedirá?"

Quem veio primeiro os céus de glória ou a terra?

No primeiro tópico foi dito que antes de tudo existir Deus já era antes da criação e que o princípio de Deus em fazer tudo isso que hoje existe foi porque Deus é carente de companheirismo e de carinho, agora vamos tratar de um assunto um pouco mais delicado e que exige um pouco mais de fé e de compreensão e bases bíblicas por esse assunto se um pouco complicado de ser explicado, quem veio primeiro os céus de glória ou a terra? Para pessoas que conhecem a bíblia e tem um estudo mais aprofundado essa é uma pergunta muito fácil e simples, quem foi criado primeiro foram os céus onde Deus habita conhecido mais entre o meio evangélico como lugar da habitação de Deus, ou como os céus de glória e até mesmo tipificado como João descreveu em apocalipse como nova Jerusalém.
Gênesis cap: 3 Vers: 8 diz que Deus estava "passeando" esse termo mostra que o Senhor não morava no Jardim do Éden, em outras palavras a mesma bíblia diz que o Senhor Deus visitava e conversava com Adão e Eva todos os dias pela tarde, isso nos leva a entender que Deus tinha um lugar pra Ele próprio ficar, que Deus tem uma casa.
A bíblia diz que por mais que Deus é uma pessoa Ele também é Espírito e eterno, nos seremos humanos também éramos eternos e sem pecado como Deus, aliais nos viemos de dentro Dele, isso não quer dizer que antes do pecado entra no mundo agente não éramos dependente Dele, nos sempre seremos eternamente dependentes do nosso Criador, por mais que nos algum dia seremos como os anjos sem pecado e liberto de toda maldade.
Gênesis Cap: 1 Vers: 28-30 "Então Deus os abençoou e lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos; enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se arrastam sobre a terra".
Disse-lhes mais: Eis que vos tenho dado todas às ervas que produzem semente, as quais se acham sobre a face de toda a terra, bem como todas as árvores em que há fruto que dê semente; ser-vos-ão para mantimento.
E todo o animal da terra, e a toda ave dos céus, réptil da terra, em que há alma vivente, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim foi. Deus quando falou isso em Gênesis Cap:1 Vers: 28-30 Ele estava explicando que cada ser tem o seu devido lugar, Deus estava muito mais que abençoando o homem, o Senhor Deus estava mostrando que só podem viver aqui quem e matéria, quem é Espírito não tem direito de viver aqui a não ser o homem, Deus automaticamente estava dizendo filhos vocês tem por obrigação, dominar toda a terra e tudo aquilo que nela há porque "Eu" estou entregando ela pra vocês cuidarem, Eu (Deus) não sou daqui por isso que o dever não é "Meu" de dominar mais sim do homem. Por isso que Deus fez um lugar para se o lugar da sua habitação.
Quando Deus fez a terra e o céu o Senhor usou uma palavra no hebraico chamado "bara" isso significa que Deus criou algo que não existia e fez existir,
Quando Deus criou a luz Ele disse haja luz e houve luz, e fez separação entre a luz e as trevas que já existia, quando Deus criou o sol e as estrelas Ele falou com os gazes, quando Deus criou as árvores ele falou com a terra, quando Deus fez as águas Ele falou com as expansões que houvesse separação e houve separação, quando Deus fez os animais ele falou novamente com a terra, o que aprendemos com isso, que Deus tudo quanto Ele criou o Senhor usou o próprio sistema que é a terra e o céu, e que tudo que o Senhor criou Ele tirou da própria matéria, ai que vem a pergunta se tudo que o Senhor criou Ele usou a própria matéria quando o Senhor fez o céus a onde Ele habita com quem Ele falou?, É muito simples de ser explicado Deus Ele é monarca, monarca é um ser que não precisar colocar às mãos pra fazer algo, é só Ele fala haja e tem que haver, faça e tem que ser feito, esse é um atributo que só Deus tem, de criar algo, nenhum ser tem esse poder á não se o próprio Deus.
Deus quando fez os céus e tudo que contem nele, Ele usou uma forma metafísica que vem do próprio Deus, por isso que o apostolo Paulo disse que, mas, como está escrito: As coisas que olho não viu, e ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem, são as coisas que Deus preparou para os que o amam. 1 Coríntios Cap: 2 Vers: 9

Quem era Lúcifer? Porque satanás se rebelou contra Deus?

Nos temas anteriores podemos aprender o que existia antes de toda a criação e quem veio primeiro o céu ou a terra, agora nesse tema veremos quem era Lúcifer, e quais as posições que Deus tinha outorgado em outras palavras confiado a ele.
É importante atentarmos que o significado do nome Lúcifer é anjo de Luz ou filho da luz.
Lúcifer antes de sua queda catastrófica ele era um querubim ungido e o seu corpo formado por pedras preciosas, incumbido de reger o coral do Altíssimo nascido e criado para adorar a Deus juntamente com os demais anjos, e depois de Deus ele que comandava todas as coisas no céu, no céu não existia um ser tão perfeito e sábio depois dele. De todas as criaturas que Senhor fizera Lúcifer era a mais bela, e dotadas de talentos. Ezequiel Cap: 28 Vers: 14 "Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados". É importante analisarmos quando Deus disse em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros, o Senhor estava querendo dizer que no dia que Lúcifer foi criado a música foi criada no mesmo dia, e o mais interessante ainda olha o que Deus diz na continuidade do versículo 14 "no dia que foste criado foram preparados" em outras palavras Deus estava querendo dizer que a música foi preparada justamente para Lúcifer.
Vemos que Deus entregou tudo nas mãos de Lúcifer e regia todas as coisas do Altíssimo com justiça até que um dia começou a entrar no seu coração à exaltação por causa de tudo aquilo que o Senhor tinha dado a ele. Deus é bem claro pela boca de Ezequiel em dizer o que levou a Lúcifer pecar contra Ele foi a vangloria, ele começou a pensar uma coisa que ele não é, Lúcifer viu como todos os anjos reverenciavam e adoravam a Deus, então começou a querer também ser adorado e reverenciado por todos os seres angelicais dos céus.
E isso foi um dos maiores erros que Lúcifer cometeu que foi a autossuficiência, com isso se transformou em Satanás que significa "Adversário".

Qual foi a única coisa que Deus colocou a mão para fazer?

No tema sobre quem veio primeiro os céus de glória ou a terra? Eu afirmei uma seguinte palavra, que Deus é monarca, você se lembra disso querido e amado leitor? Pois bem, e disse que monarca é a pessoa que não precisa colocar a suas mãos em nada pra fazer, ele diz haja e tem que fazer, ele diz faça e tem que ser feito, nos vemos em toda bíblia sagrada o Senhor usando a sua palavra para cumpri a sua vontade e os seus propósitos, tanto para com a terra, tanto para com os anjos, tanto para com os demônios e tanto para com os homens. A bíblia diz em Isaías cap:55 ver:11 "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca, ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei", com isso vemos que o mundo e todas as coisas existente foram criados com o "bara" de Deus, se tudo o que Deus criou foi criado pela palavra de Deus, qual foi a única coisa que Deus colocou a mão para fazer? Qual é essa única coisa em todo universo que tem a digital do Altíssimo?
Vamos ver o que a palavra do Eterno nos diz em Gênesis cap:1 ver:26 "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra." Quando Deus criou o homem, ele fez em duas etapas, a santas escrituras nos diz em Tessalonicenses cap: 5 ver:23, que o homem é o único se vivo que é composto por três junções, "corpo", "alma e espírito" Essas três junções é caracterizada de tricotomia, a tricotomia vem de duas palavras gregas, "tríplice" e "dividi", com essas duas palavras formamos, que o homem e dividido em três partes.
Gênesis cap:1 ver:26 vemos a primeira coisa que o Senhor criou, foi a alma e o espírito do ser humano, quando Deus acaba de forma a alma e o espírito do homem, ele tem uma das maiores ideias que ele teve em toda criação. O Criador começa olhar para os anjos, e vê que ele são espíritos como a palavra nos descreve em Hebreus cap:1 ver:14 " Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação?" e depois olha para terra e vê que ela é formado de matéria, Deus resolveu pegar aquilo que é eterno, e colocar dentro da matéria, como a bíblia nos relata em Gênesis cap:2 ver:7 "E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." Se analizarmos a palavra "formou" no hebraico é "Yātsar", que quer dizer: "moldar," "formar," "amassar," "modelar em uma forma" Em Gênesis cap:2 ver:7 nos afirma categoricamente que a única coisa que o Altíssimo colocou as mãos para fazer foi o ser humano, que foi a coroa de toda a criação. O ser humano foi e será a sua maior obra prima.

Conclusões e agradecimentos finais:

Quero externar minha gratidão, ao nosso Amado e Salvador Jesus Cristo, e dizer que reconheço que se não fosse por causa da sua infinita misericórdia e de seu imenso amor, não seria capaz de chegar ao termino desta obra.
E o que me levou a aborda este assunto, foi exatamente a sua complexidade e para esclarecer as dúvidas de muitos. Caro e amigo leitor, que sua vida espiritual possa ser enriquecida, através deste estudo. Vos deixo sobre a Santa e Gloriosa Paz do Senhor Jesus.

1 comentários:

InterCred Finances disse...

Ola Meu nome e Maílson Deus avia mim chamando a algum tempo para servi a ele eu nu começo em guino rava i acha que era coisa da minha cabeça mais deus sabe trabalha na vida de cada filho seu hoje eu to despertando u meu eu espiritual sei qui a maior obra que deus vai fazer na minha vida vai ser fantasca

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India