Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 19 de maio de 2012

Cristologia


Introdução:

Cristologia é o estudo sobre a pessoa divinal de Jesus Cristo, que esclarecerá várias dúvidas a cerca do Filho de Deus, sobre a sua verdadeira essência. Pois nestes últimos dias o que mais tem surgido é heresias e toda sorte de blasfêmia, sobre a pessoa de Cristo. Neste estudo iremos aborda alguns pontos, cruciais e muito importantes, que desvendara, qual é a verdadeira identidade do Filho de Deus.


Jesus foi criado por Deus? Miguel e Jesus Cristo são a mesma pessoa?

Quando falamos de Jesus, a primeira coisa que vem na cabeça de muitas pessoas, que Jesus é filho de Deus, e que nasceu de uma virgem cujo nome é Maria. Devido a estes fatos, muitos creem que Jesus começou a existe depois, que ele foi gerado no ventre de Maria.
E outros afirmam que Jesus foi a primeira criatura que Deus criou, antes de todas as coisas.
E outras classes de pessoas vão um pouco mais além dizendo que Jesus e o arcanjo Miguel são à mesma pessoa. Com isso muitos não sabem em quem acreditar.
Durante alguns séculos, bem no princípio do mundo, era bem difícil definir quem era Deus. Pois o próprio Deus ainda não tinha se apresentado de uma maneira tão aberta como é hoje.
Se lermos o primeiro livro da escritura sagrada, que tem por nome Gênesis, que significa princípio, veremos o nome de Deus e do Espírito Santo e não encontraremos o nome de Jesus. Devido a este fato, tem feito pessoas acreditarem que Jesus foi criado por Deus ou que só passou a existir depois que foi gerado dentro do ventre de Maria. Realmente no velho testamento não encontramos o nome de Jesus Cristo, mas encontramos evidências de sua existência.
A bíblia sagrada nos diz pela boca do profeta Isaías cap:9 ver:6 "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz." Deus pela boca do profeta Isaías estava explicando como Jesus viria a terra. 
Um menino nos nasceu, um filho se nos deu. Jesus como homem nasceu de uma mulher, mas como um ser divino foi dado, pois este mesmo Jesus já existia.
Se olharmos dentro deste mesmo contexto para João cap:3 ver:16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." Cumprindo a promessa descrita em Gênesis cap:3 ver:15 "E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente, esta te ferirá a cabeça, e a tu lhe ferirá o calcanhar." Com isso vemos que estes mesmos textos entra em conformidade um com outro, e a firma claramente que Jesus foi antes de Maria e dos profetas. O apóstolo João no cap:1 ver:1 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." Se lermos o capítulo inteiro de João entenderemos que o "Verbo" que o apóstolo esta se referindo é o Cristo que Isaías estava descrevendo no cap:9.
O apóstolo João nos afirma categoricamente que Jesus e Miguel não são a mesma pessoa, pois a bíblia separa muito bem a diferença entre Jesus e Miguel. Jesus estava na fundação do mundo, João pela inspiração divina nos revela que Cristo juntamente com Deus fez todas as coisas que existe. E Miguel a bíblia declara ao mesmo um anjo, criatura formada por Deus, de maneira nenhuma afirma que os dois são a mesma pessoa. Como Miguel e Jesus Cristo seria a mesma pessoa, se Cristo estava no princípio, e a bíblia menciona que os anjos foram criados depois que o Senhor tinha formado a terra? Como está descrito em Gênesis cap:2 ver:1-2 "Assim os céus, a terra e todo o seu exército foram acabados.
E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito." A bíblia nos menciona fielmente que Cristo não passou a existe depois que foi gerado em Maria, pois o Apóstolo Paulo nos diz em Filipenses cap:2 ver:6-8 "Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,
Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;
E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz." Com isso entendemos que pessoas que afirmam que Cristo passou a existir depois que foi gerado em Maria, ou que foi formado por Deus, ou até mesmo afirma que Jesus e Miguel são a mesma pessoa, isto é heresia, são conceitos errados e não tem base bíblica para afirmarem tais coisas, como muitas religiões ensinam. Para finalizarmos a primeira parte do nosso estudo, quero deixa bem claro aos nossos amados leitores que Jesus Cristo foi antes de tudo e nunca foi criado e gerado por ninguém, Cristo e Miguel não são a mesma pessoa, como podemos ver em 1 Tessalonicense cap:4 ver:16 "porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, com voz de arcanjo e com trombeta de Deus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro." Muitos deturpa este texto para bens próprios, para dizerem que Jesus e Miguel são a mesma pessoa, a bíblia é bem clara sobre isso, que o Senhor descerá do céu com voz de arcanjo, mas não afirma de maneira nenhuma que o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo e Miguel são a mesma pessoa.

Quais são as duas naturezas de Cristo? Jesus é Deus?

Aprendemos até aqui, que Cristo não foi criador por Deus, como algumas religiões afirmam, pois pegam Colossenses cap:1 ver:15-17 "O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.
E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele." Querem distorce o texto para satisfazer os desejos egoístas de seus corações e a firma que Jesus foi a primeira criação de Deus. Sendo que Paulo não afirma tais coisas, pelo contrario o apóstolo diz no versículo 16, que ele é antes de todas as coisas, e foi por causa de Jesus que todas as coisas foram criadas, usar este texto para declarar que Cristo foi criado por Deus, sendo a sua primeira criatura é um termo totalmente herético e contrario das santas escrituras. E que Cristo e Miguel não são a mesma pessoa, se lermos as escrituras em Hebreus cap:1 o título do texto "Cristo, como o Filho de Deus, é superior aos anjos" Jesus Cristo é superior ao Arcanjo Miguel, e não a mesma pessoa.
Podemos concluir até aqui que Cristo é antes de toda a criação, Jesus e Miguel não são a mesma pessoa, Jesus não foi formado por Deus, e foi por causa dele que houve todas as coisas.
Neste tópico abordaremos o seguinte tema, as duas naturezas de Cristo.
A bíblia menciona que Jesus Cristo teve duas naturezas, a primeira natureza é a divina e a segunda carnal.
Se lermos os quatro evangelhos, Mateus, Marcos, Lucas e João, todos os quatro nos afirma categoricamente que Cristo foi sem por cento homem e sem por cento Deus.
Jesus como sem por cento homem, depois de uma longa caminhada sentiu cede, chegou pedir água a uma mulher samaritana, mas como sem por cento Deus, olhou para mesma mulher e disse, a se tu soubesses quem te pedis de beber, tu que me pediria água, e eu te daria uma água que nunca mais tornaria a ter cede. João cap:4 ver:1-30. Jesus como sem por cento homem sentiu fome, depois de ter jejuado quarenta dias, como esta escrito em Mateus cap:4 ver:2, mas como sem por cento Deus, disse que ele é o pão vivo que desceu do céu. João cap:6 ver:35. Jesus como homem, depois de ter pregado para uma grande multidão, provavelmente devido ao cansaço do dia agitado que ele tivera, deitou na popa do barco e dormiu, como Marcos cap:4 ver:38 nos revela, mas ser lermos os versículos subsequentes, como Deus, repreendeu o vento e o mar, e logo após houve uma grande bonança. Jesus homem, sentiu ira, quando as pessoas estavam fazendo da casa de Deus um comércio, mas como Deus, teve misericórdia daquela mulher que foi encontrada em adultério e o povo desejava matar. João cap:8 ver:10-11. Jesus homem, sentiu tristeza e chorou, quando Lázaro morreu. João cap:11 ver:35. Mas como Deus, se alegrou quando os discípulos voltaram de sua jornada. Lucas cap:10 ver:21. Vemos que a bíblia nos afirma sem a variações de dúvidas que o Nosso Senhor Jesus, teve duas naturezas, uma divina e outra carnal.
Quando olhamos as duas naturezas de Jesus, entendemos que Jesus foi muito mais do que um simples homem, ele é Deus. Para concluirmos que Cristo é Deus, temos que entender os seguintes parâmetros cruciais. Deus é eterno, e nunca foi gerado por ninguém, e só Deus recebe adoração. Em toda a bíblia sagrada, de Gênesis a Apocalipse, em nenhum momento iremos ver, criaturas tementes a Deus, aceitar adoração, jamais aceitaram e jamais aceitarão. Os anjos não recebem adoração, tanto que o apóstolo João quando tentou adorar ao anjo de Deus, foi repreendido pelo mesmo, e ele disse a João, não me adore, adore a Deus. Apocalipse cap: 22 ver:8-9. Os apóstolos não receberam adoração. Pedro repreendeu Cornélio, quando ele tentou adora-lo. Atos cap:10 ver:25-26. Assim também aconteceu com Paulo e Barnabé, quando a multidão tentou adora-los, Paulo e Barnabé repreenderam aquela grande multidão. Atos cap:14 ver:14-15. O próprio Cristo repreendeu a Satanás, quando ele pediu para que Jesus se ajoelha-se perante ele e o adora-se, Jesus de mediato, disse: pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás . Mateus cap:4 ver:9-10. Vemos que a bíblia afirma claramente que nenhuma criatura recebe adoração, e a única coisa que Deus não divide com ninguém é a sua adoração, pois só ele é digno de ser reverenciado. Como esta escrito em Isaías cap:42 ver:8 "Eu sou o SENHOR; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura." e Romanos cap:11 ver:36 "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém."
Entendemos até aqui que Jesus, é eterno, e nunca foi gerado por ninguém, ele já existia e foi por causa dele que tudo passou a existir, e sem ele nada do que se fez existiria. Com tais afirmações vemos que Jesus tem o primeiro requisito, que foi dito um pouco mais acima. Agora que foi provado biblicamente que criatura não recebe adoração, vamos para o segundo requisito, que só Deus aceita adoração.
Se Jesus fosse uma criatura criada por Deus, como tantos os outros afirmam, principalmente as Testemunhas de Jeová, segundo a esta crença maligna e herética, e totalmente fora dos parâmetros bíblicos, Jesus de maneira nenhum poderia aceitar adoração.
Se Cristo não é Deus e sim criatura, como a maioria das seitas que seguem a teologia herética das Testemunhas de Jeová afirmam, por que ele aceitou a adoração do leproso?, Mateus cap:8 ver:2 "E eis que veio um leproso e o adorou, dizendo: Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo." Se Jesus não é Deus e sim criatura, como ele perdoou o pecado do paralítico de Cafarnaum? Mateus cap:9 ver:2 "E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoado te são os teus pecados" Se Jesus não é Deus, como ele sabia o que os escribas estavam pensando? Mateus cap:9 ver:3-4 "Eis que alguns dos escribas diziam entre si: Ele blasfema.
Mas Jesus, conhecendo os seus pensamentos, disse: Por que pensais mal em vosso coração?" Se Jesus não é Deus, como aceitou adoração de um chefe? Mateus cap:9 ver:18 "Dizendo-lhes ele essas cosias, eis que chegou um chefe e o adorou, dizendo: Minha filha faleceu agora mesmo, mas vem, impõe a tua mão, e viverá". Se Jesus não é Deus, como disse que levaria um homem para céu? Lucas cap:23 ver:42-43 "E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso". Poderia citas várias passagens bíblica afirmando que Jesus é Deus, e não criatura. Pois Jesus aceitou adoração, todos quanto prostraram diante de seus pés para o adorarem, nunca foram repreendidos. Jesus perdoava pecado, ressuscitava mortos e elevava para o céu. Quero finalizar esta parte do nosso estudo dizendo: Tudo o quanto Jesus fazia ele continua fazendo em nossos dias. Jesus recebia adoração, e continua recebendo, Jesus perdoava pecado, e continua perdoando, ressuscitava mortos, continua ressuscitando, levava para o céu, e continua levando. Hebreus cap:13 ver:8 "Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente."

Jesus é o único mediador, entre Deus e o homem

No tópico anterior aprendemos sobre as duas naturezas de Jesus Cristo, e que Jesus é Deus, pois somente Deus, é eterno, aceita adoração, conhece pensamento, perdoa pecado e leva para o céu.
Nesta última etapa do nosso estudo, aprenderemos que Jesus é o único que intercede a Deus por nos, e que não existe outro mediador, que não seja Jesus Cristo o justo.
A bíblia não menciona em nenhum de seus 66 livros, que existe outro mediador que não seja Jesus, como o catolicismo tem defendido, chamando Maria e aos santos de mediadores. Pelo contrário, a bíblia condena tais coisas, e exorta severamente todos os quantos falam ou fazem oração aos mortos. Isso é abominação diante do Senhor, e são denominados como: magia, bruxaria, necromancia e ocultismo, como esta escrito em Deuteronômio cap:18 ver:9-12 "Quando entrares na terra que o SENHOR teu Deus te der, não aprenderás a fazer conforme as abominações daquelas nações.
Entre ti não se achará quem faça passar pelo fogo a seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro;
Nem encantador, nem quem consulte a um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
Pois todo aquele que faz tal coisa é abominação ao SENHOR; e por estas abominações o SENHOR teu Deus os lança fora de diante de ti." Todos quantos fazem orações a Maria e aos santos, estão enquadrado em Deuteronômio cap:18 ver:9-12, pois Maria e os santos estão dormindo, aguardando o julgamento final, e não pode fazer nada por nos, e muito menos nos ouvir. A bíblia diz em Eclesiastes cap:9 ver:5-6 "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, mas a sua memória fica entregue ao esquecimento.
Também o seu amor, o seu ódio, e a sua inveja já pereceram, e já não têm parte alguma para sempre, em coisa alguma do que se faz debaixo do sol." Muitos tem distorcido estes versículos e usado de maneira errônea e sem contexto algum, pois Eclesiastes cap:9 ver:5-6, explica muito bem, o que ocorre com uma pessoa que morre. Salomão pela inspiração divina nos revela algo muito importante, que os mortos não tem conhecimento algum do que ocorre aqui na terra, por que já se foram este mundo, tanto que Salomão começa explicando, que os vivos sabem que vão morre, agora os mortos não sabem de coisas nenhuma. E Salomão continua explicando, que os mortos não tem parte nenhuma com o mundo dos vivos, e com coisa nenhuma do que acontece de baixo do sol. Diante destas afirmações, vemos que não tem base bíblica nenhuma o fundamento do catolicismo. Vamos ver o que Jesus nos descreve em Lucas cap:16 ver:19-31 "Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.
Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado.
E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai.
Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento.
Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite." Muitos pegam a passagem de Eclesiastes que eu acabei de citar um pouco acima, e dizem que os mortos não se lembra de nada, e que a sua mente é completamente apagada. Eu louvo a Deus e ao Nosso Amado e Senhor Jesus Cristo, pois vejo a sua unicidade quando ele nos deixa escrito em sua palavra Lucas cap:16 ver:19-31, como poderíamos entender de um jeito melhor e pratico o que Salomão estava descrevendo em Eclesiastes cap:9 ver:5-6 se Jesus não faz essa descrição em Lucas? Pense você meu amado leitor, se Jesus não cita-se Lucas cap:16 ver:19-31, como entenderíamos de fato o que Salomão estava dizendo? Por que tendo essa citação em Lucas as pessoas já distorcem os versículos de Eclesiastes, e dizem que os mortos não se lembram de nada, imagine se não tivesse.
Mas enfim, em Lucas cap:16 ver:19-31, Jesus nos fala de algo de suma importância. Primeiro quem morreu se lembra de sua vida aqui na terra, foi o caso do rico, viveu uma vida boa aqui na terra, mas porém não teve compromisso com Deus, morreu e foi para o inferno. Chegando lá, a bíblia diz que ele foi imediatamente atormentado pelas chamas do inferno. E Lázaro, aceitou a palavra de Deus, de bom grado, foi para o seio de Abraão. Jesus continua narrando a história, e diz que o rico, viu Abraão e a Lázaro no paraíso, nisso o rico começou chamar a Abraão, e rogar a ele que manda-se Lázaro molhar a ponta de seus dedos, porque tinha cede por causa das chamas.
E Abraão logo respondeu ao rico, dizendo: não dar, porque tem um abismo entre nos e te, de maneira que tu não podes passar para cá e nem nos passar para ir.
O rico vendo que todas as suas petições não era atendida, ele fez a Abraão um último pedido, com a esperança de ser atendido, e perguntou a Abraão: Pai Abraão rogo-te que me deixe ir á casa de meu pai, para que eu vos fale deste lugar de tormento, e eles não venha para cá, pois eu estou sendo atormentado por causa das chamas.
Jesus nos ensina algo crucial em Lucas cap:16 ver:19-31, que os mortos se lembram, o próprio rico lembro de seus familiares, quando uma pessoa morre sem Jesus, ela vai diretamente para o inferno ser atormentado, não existe purgatório, assim também é com todas as pessoas que morrem em Cristo, vão diretamente para o paraíso. E outro ponto final, que desmascarará os ensinos católicos, sobre pedir interseção a Maria e aos santos. Todos quantos que morrem, não pode de maneira nenhuma interceder por aqueles que estão vivos. O rico pediu a Abraão para que deixa-se ir a casa de seus pais, para fala sobre o inferno, e Abraão disse que isso seria impossível.
Por esse motivo que o Apóstolo Paulo nos declara fielmente em 1 Timóteo cap:2 ver:5 "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem."

Conclusões e Agradecimentos Finais:

Jesus foi o único que morreu e ressuscitou, Cristo não está morto, Ele esta vivo, por isso que ele é o único que é digno de ser mediador entre Deus e os homens, somente a ele Deus deu este poder.
Quero agradecer ao Senhor por tudo, principalmente por mais um estudo concluído, para Glória e para honra do Eterno Nazareno. E também, como um bom costume, quero agradecer ao meu amado leitor, por acompanha os nossos estudos, que o Senhor venha te dar sabedoria, para apregoar as boas novas do reino. Desde já vos deixo sobre a Graça do Eterno e Verdadeiro Deus, e Único Mediador, Jesus Cristo o Justo. Amém!

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India