Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 26 de março de 2014

Um conselho para os solteiros, uma ordem para os casados

Introdução:

Nesse estudo aprenderemos a grande decisão que Deus entregou nas mãos dos solteiros e a grande realidade na vida dos casados.
Veremos que ambos têm grandes responsabilidades que um só erro pode ser fatal e por sua vez pode alterar totalmente o futuro.

O início de tudo começa na adolescência

O grande problema dos casados é achar que os solteiros não passam por problemas devido as suas grandes responsabilidades como: casa, serviço, cônjuge, filhos e contas para pagar e assim por diante.
E chega a pergunta, qual é o problema que você passa? Você só estuda! E usam um dos mais ditos ditados entre os casados.
Você não tem um pinto pra dá água! E se esquecem de que é na adolescência que a onde começa todas as decisões.
Vemos que a dificuldades dos jovens é bem maior do que a dos casados por causa da sua falta de experiência e imaturidade de resolver os problemas que os confrontam no seu dia a dia.
É justamente na adolescência a onde o jovem começa a descobrir o que ele vai ser quando chegar à fase adulta.
Com isso se prepara fazendo cursos técnicos para descobrir o que ele será no seu futuro.
É exatamente nessa fase que o jovem demonstra se será um adulto bem sucedido e honrado pela sociedade ou será um terrível fracasso.
Quando lemos a bíblia sagrada vemos que os jovens também tiveram uma grande importância no Reino de Deus, pois através de um jovem chamado José que foi levado aos seus 17 anos de idade para o Egito por ter sido vendido pelos seus irmãos teve grande relevância em toda a história.
Por causa dá vida integra e temente ao Senhor resolveu em não se dobra diante das circunstâncias e permaneceu firme diante do Senhor e por causa disso evitou que todos morressem de fome. Gênesis cap: 41 ver: 55 “E tendo toda a terra do Egito fome, clamou o povo a Faraó por pão, e Faraó disse a todos os egípcios: Ide a José, o que ele vos disser, fazei.”.
Não somente José, mas também Ananias, Misael e Azarias resolveram em não se dobrar diante da idolatria e por causa disso o Senhor mudou o edito do rei. Daniel cap:3 ver:19 “Por mim, pois, é feito um decreto, pelo qual todo o povo, e nação e língua que disser blasfêmia contra o Deus de Sadraque, Mesaque e Abednego, seja despedaçado, e as suas casas sejam feitas um monturo; porquanto não há outro Deus que possa livrar como este.”.
Daniel também foi um jovem honrado diante do Senhor e se transformou aos longos dos anos em conselheiro e vice-rei no império da grande Babilônia.
Mesmo em tempos de crises não deixaram de adorar ao Deus de Israel e tiveram um futuro brilhante diante do Senhor.
Imagine se José tivesse desistido? Não haveria Israel por que o povo teria morrido de fome e sem Israel não haveria Messias! Se Ananias, Misael e Azarias tivesse se dobrado diante dos apelos do rei Nabucodonosor? Com certeza o povo caldeu não conheceria o poder do Verdadeiro e Único Deus! E se Daniel tivesse se rendido aos manjares da Babilônia? Provavelmente não haveria revelação Apocalíptica.
Embora estes jovens se encontravam em terra estranha totalmente longe de sua pátria, longe de suas tradições e totalmente distantes de suas famílias escolheram em permanecer fiéis ao Senhor.
Está grande verdade bíblica declara a você jovem que não há desculpas diante de Deus de que você não serve a ele por que sua família não o serve, que seus amigos ti abandonaram dês do dia em que você reconheceu como Salvador de sua vida.
Pois a própria bíblia nos relata que Daniel e seus amigos mesmo vivendo em um sistema caótico eles optaram em permanecer firmes no temor do Senhor mostrando para nos que é possível sim dizer não para as tentações mesmo quando parece impossível. Daniel cap:1 ver:8 “E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar.”.
O próprio Deus espera isso de você jovem um viver integro diante Dele.

Um caminho sem volta

No primeiro tópico aprendemos que as nossas maiores decisões tomamos quando somos adolescentes e que apesar das circunstâncias o Senhor Jesus espera de nós um viver de fé e fidelidade diante Dele.
Existem três coisas que são irreversíveis na vida de um solteiro, se ele fizer já mais poderá voltar atrás.
A primeira é aceitar Jesus como Único e Suficiente Salvador, uma vez filho sempre filho, enquanto estiver vivo obedecendo ou não continua sendo filho, a maior prova disso é a parábola do filho pródigo.
Mesmo o filho vivendo uma vida de pecado e de sua maneira quando o mesmo se arrependeu o Pai que representa Deus o acolheu de braços abertos. Lucas cap:15 ver:24 “Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti.
Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.
A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.
"O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’.
"Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés.
Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e comemorar.
Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. E começaram a festejar.” A segunda é o batismo, uma vez batizado será sempre batizado, pois só existe um batismo Efésios cap:4 ver:5 “há um só Senhor, uma só fé, um só batismo,” E a terceira é o casamento.
São exatamente por isso que Paulo deixa um conselho para os solteiros e uma ordem do Senhor aos casados. 1 Coríntios cap:7 ver:8 “Digo, porém, aos solteiros e às viúvas, que lhes é bom se ficarem como eu.” Muitas pessoas por causa dessas afirmações criticam Paulo severamente dizendo que o Apóstolo não gostava de mulher ou até mesmo dizem que ele era machista.
Com certeza nenhuma coisa e nem outra.
Na realidade ele sabia que o solteiro cuida das coisas do Senhor e os casados das coisas do mundo. 1 Coríntios cap:7 ver:32-33 “E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;
Mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.”.
Paulo desde moço de Tarso foi enviado para Jerusalém por seus pais para aprender aos pés de Gamaliel um dos maiores sábios de sua época em toda a sua trajetória ele foi desimpedido de companheira e isso lhe dava uma certa facilidade de se locomover de um lado para outro.
Imagine se Paulo fosse casado, será mesmo que ele iria realizar tudo o quanto ele realizou na obra do Senhor? Você já imaginou a mulher de Paulo vendo seu esposo sendo mordido de cobra? Atos cap:28 ver:3 “Paulo ajuntou um monte de gravetos; quando os colocava no fogo, uma víbora, fugindo do calor, prendeu-se à sua mão.” Sofrendo vários naufrágios? 2 Coríntios cap:11 ver:25 “Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;” E até mesmo sendo açoitado? 2 Coríntios cap:11 ver:24 “Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.” Será mesmo que o Apóstolo Paulo iria a Jerusalém sabendo que poderia ser morto naquele lugar? Atos cap:21 ver:13 “Mas Paulo respondeu: Que fazeis vós, chorando e magoando-me o coração? Porque eu estou pronto não só a ser ligado, mas ainda a morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus.” Provavelmente não por que ele pensaria na esposa e nos filhos.
Por essa razão Paulo aconselha que os solteiros permanecessem como ele.
Pois o solteiro não tem nada que o impeça de servi ao Senhor intensamente.
Está com certeza era a visão de Paulo ao dizer estas palavras.
Dá mesma forma Paulo sabia que o casamento Deus constituiu totalmente vitalício e uma aliança inquebrável a onde a alma do homem e da mulher se une em uma só.
Uma união a onde não pode haver um terceiro por que a própria bíblia diz em Hebreus cap:13 ver:4 “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém, aos que se dão à prostituição, e aos adúlteros, Deus os julgará.” Em outras palavras que não haja adultério.
Está é a grande realidade do casado, quem entrou pelo caminho do casamento o único jeito de sair é através do adultério a onde o cônjuge ofendido fica livre para casa de novo, Mateus cap:19 ver:9 “Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.” Ou da morte, caso um dos cônjuge morra então assim o cônjuge que ficou vivo está livre para um novo casamento.

Conclusões e Agradecimentos Finais:

Vemos que ambos solteiros e casados têm grande importância diante do Reino de Deus e que o Senhor conta com cada um de forma específica.
E que devemos tomar muito cuidado com nossas decisões, pois elas podem afetar drasticamente o nosso futuro.
Desde já quero agradecer primeiramente ao Senhor Jesus por tudo o quanto nos tem concedido e por mais um privilégio por está concluindo mais um estudo e a você meu amado e querido leitor que o Senhor possa continua ti abençoando grandemente em do Nosso Amado e Meigo Mestre Jesus.
Graça e Paz do Cordeiro de Deus que Tira o Pecado do Mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India