Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Voltando ao lugar da frustração


Lucas cap:5 ver:1-5 “Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.
Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.
Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.
Tendo acabado de falar, disse a Simão: "Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca".
Simão respondeu: "Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes".” A narrativa bíblica feita pelo Médico Lucas nos mostra a história que o protagonista principal é o pescador que atende por nome Simão, mas conhecido por Pedro.
Lucas começa dizendo que Cristo estava no Lago de Genesaré que também atende pelos perspectivos nomes como: Mar da Galiléia ou por Mar de Tiberíades.
Um fato curioso sobre a Geografia Bíblica é que embora o amado Médico descreve como Lago e os outros Escritores como Mateus, Marcos e João como Mar isso não representa que Lucas estava equivocado em sua descrição, pois o Lago ou Mar da Galiléia ele também é reconhecido como Mar devido a sua extensão e tempestades violentas que constantemente o agitam muitas pessoas que moram nessa região atribuem o nome de Mar.
Exatamente nas margens do Lago de Genesaré que Cristo escolheu o lugar para começar o seu sermão, nesse exato momento vem se aproximando da praia dois barcos e os pescadores descem dos mesmos e começam lavar a suas redes, destes dois barcos Jesus escolhe o barco de Simão para que ele possa realizar o seu sermão.
Entrando no barco pedi para que os pescadores afastassem um pouco o barco das margens do Lago sentando-se começou a ensinar, quando estava quase terminando seu ensinamento o Mestre olha para Simão e diz: Simão pegue o barco vá para águas mais fundas e lance novamente as redes no Lago.
Nesses momentos imagine a cara de Simão, um pescador experiente, provavelmente aprendeu esse ofício de seu pai, viveu da área da pesca até aquele exato momento, agora vem o Mestre e diz a ele: toma o seu barco e tenta de novo? Simão sem sombra de dúvidas sabia a localidade a onde os cardumes de peixes ficavam, tentou a noite inteira e não conseguiu pegar se quer um mísero peixe, se observamos o diálogo com Jesus veremos claramente que ele tentou relutar por causa de sua frustração que teve na primeira tentativa, aquela ordem direta de Jesus.
O que Simão não sabia é que Jesus queria ensinar algo valioso a Simão naquele dia, mostrando para ele que diante das impossibilidades da vida que se ele obedecer a uma ordem direta de Deus e fazer conforme a sua palavra mesmo que as expectativas estejam frustradas algo sobrenatural por causa da palavra liberada da parte de Deus pode fazer o impossível se torna possível.
É importante ressaltamos que Simão tinha duas opções de obedecer ou desobedecer a palavra imediata de Jesus.
Isso serve de uma lição importante para nós, que nem sempre ficar inertes a determinadas situações estaremos fazendo a vontade de Deus, pois nessa situação Simão tinha que tomar uma atitude diante daquele determinado problema.
Simão escolheu entrar debaixo da autoridade que lhe foi concedida e os resultados foram bastante animadores, pegaram uma quantidade exuberantes que as redes quase irem a pique de ter que chamar a outra embarcação para poderem ajuda-los.
Isso nos mostra a importância de sempre obedecermos a Deus em quaisquer circunstâncias mesmo que isso nos leve algumas vezes sermos contrário a nossa própria vontade.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India