Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 7 de março de 2016

Depressão, o mal do século

Introdução:

Infelizmente a depressão é uma doença que tem crescido assustadoramente não só aqui no Brasil, mas em todo o mundo. Devido ao consumismo desenfreado e ao acúmulo de preocupações em como ser bem sucedido na vida. Quase não sobra tempo de lazer com a família.
Por causa disso o número de doenças psicossomáticas como:

Doenças da Pele – irritação, alergias, coceiras, vermelhidão;

Doenças do Estômago – má digestão, enjoos, vômitos, azia;

Doenças do Intestino – diarreia;

Doenças da Garganta – Irritação, tosse, dificuldade para respirar, dor e inflamação;

Doenças do Sistema imunológico - gripe, herpes, etc;

Doenças da Cabeça - dores, enxaqueca.

Têm sido cada vez mais frequentes. Esses foram os motivos que me levaram a escrever sobre o assunto, pois o meu desejo é que você possa ser edificado através da palavra de Deus.

Depressão, uma doença que amordaça.

A depressão é uma doença que atinge 120 milhões de pessoas em todo mundo. Estima-se que no Brasil são 17 milhões de pessoas afetadas e cerca de 850 mil morrem, por ano em decorrência da doença. Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde - até 2020 a depressão será a doença que mais incapacitará pessoas em todo o mundo. Isso significa que quem sofre de depressão tem a sua rotina virada do avesso.
A depressão está classificada entre as doenças psicossomáticas.
A palavra etimológica psicossomática vem do grego “psicossomático” (psico, relativo à mente, e soma que significa corpo).
O que a grande maioria das pessoas desconhece é que a depressão é uma doença quase imperceptível e às vezes é confundida com tristeza.
Alguns dos motivos que levam uma pessoa a ficar depressiva são coisas corriqueiras da vida como: stress demasiado, preocupações por causa das finanças, por perda de um ente querido ou até mesmo por causa de um amor não correspondido. Os motivos são inúmeros, mas esses casos são os mais frequentes.
Quando estes problemas, comuns na vida de uma pessoa, começam a sobrecarregá-la dando-lhe um falso prisma, tentando incutir em sua mente que não existe solução, é neste exato momento que a pessoa pode correr sérios riscos de ficar depressiva. Pois a depressão retira de suas vítimas o sentindo da vida e aos poucos do convívio social, tornando-as cativas dentro de si.
Quando a pessoa se vê enclausurada nessa situação e com o passar dos dias, meses ou até mesmo anos, ela pode entrar no ápice da doença que é sentir o desejo de tirar a própria vida.
Quando a pessoa depressiva chega neste ponto, a vida já não faz mais sentido, os problemas a sufocam, uma cratera se abre dentro de sua alma e suas mazelas a cada dia lhe fazem repensar: qual é o motivo de sua existência? A melhor coisa a se fazer é parar de existir, acabar com essa inexistência dentro desta casta chamada vida.
Esse é o grande motivo que os especialistas dessa área aconselham, que, caso haja histórico que aponte para depressão a pessoa deve imediatamente procurar ajuda médica, pois depressão mata.
Muitos em pleno século XXI infelizmente se isolam achando que isso é coisa boba ou que não é necessário terem tanta atenção, principalmente cristãos que em sua maioria associam depressão com uma atuação maligna (não estou negando que possa ser, mas que nem sempre está relacionado a satanás e seus adeptos) se esquecendo de que é uma doença como qualquer outra e que precisa ser tratada.
Devido ao mito que circula em meio ao arraial evangélico que crente não fica depressivo muitos cristãos portadores desta doença escondem a sete chaves e não se abrem com ninguém, principalmente por serem filhos ou filhas de pastores, por serem obreiros, dirigentes e etc. Por causa do status recusam-se a pedirem ajuda. Por esse motivo o número de suicídio no meio evangélico tem aumentado, e, se não nos conscientizarmos, infelizmente tornar-se-ão cada vez mais frequentes.
A bíblia é a maior prova que servos de Deus podem cair no laço da depressão em algum momento de suas vidas. Um grande exemplo disso é Elias quando fugia das ameaças de Jezabel. Ele entrou numa caverna e no seu íntimo pediu a morte por que para ele a vida já não fazia mais sentido algum.
Jó, quando perdeu todos os seus bens, amigos, filhos, e por ter quase perdido a sua mulher, no seu estado emocional amaldiçoou o dia que nasceu e na sua profunda angústia desejou a morte para que recebesse o alívio em sua alma. (Jó capítulo 3 verso 11)
Davi também foi um dos homens de Deus que experimentou as agruras marcas da depressão. Foi o que dedicou várias secções em boa parte de seus escritos e destrinchou abertamente sobre as angústias de sua alma, veja o que ele diz em Salmos 88:1-6 “Ó Senhor, Deus da minha salvação, dia e noite clamo diante de ti.
Chegue à tua presença a minha oração, inclina os teus ouvidos ao meu clamor; porque a minha alma está cheia de angústias, e a minha vida se aproxima do Seol.
Já estou contado com os que descem à cova; estou como homem sem forças, atirado entre os finados; como os mortos que jazem na sepultura, dos quais já não te lembras, e que são desamparados da tua mão.
Puseste-me na cova mais profunda, em lugares escuros, nas profundezas.”.
O grande diferencial do estágio depressivo dos homens dos tempos bíblicos é que embora desejassem em alguns momentos de suas vidas a morte, nunca sentiram o desejo de tirar a suas próprias vidas.
Esse referencial é que eles sabiam de onde vinham as soluções de seus problemas e se lançavam em buscar profundamente a face de Deus.
Por esse motivo quero dizer a você leitor, se caso você sofre por causa da depressão, se lance em Deus através da oração, jejum e meditação de sua palavra e procure ajuda competente que possa te orientar a resolver este problema, desta forma você conseguirá sair desta situação. Lembre-se: nunca se isole. Juntos somos mais fortes!

Conclusão:

Como podemos ver, a depressão é uma doença que não se vence sozinha, precisamos primeiramente de Deus e segundo de nossa família para vencermos este mal.
Quero agradecer primeiramente a Deus e por sua misericórdia sobre nossas vidas e a você meu amado leitor por estar nos acompanhando há tanto tempo. Graça e Paz que Excede Todo Entendimento Daquele que foi Morto e Reviveu.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Hot Sonakshi Sinha, Car Price in India